terça-feira, novembro 09, 2010


AUTO-EXAME DAS MAMAS

3
Lembre-se de que 80% dos nódulos mamárias são benignos e apenas uma pequena percentagem de secreções está relacionada ao câncer.




1. No chuveiro
Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.


2. Diante do espelho
Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.



3. Deitada
Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro. Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda.




Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimentos com o mastologista.






O que procurar?

Caroços (nódulos);
Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio)
Secreções mamilares existentes.

Orientações


O auto-exame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
O auto-exame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem fazer o auto-exame no primeiro dia do mês.
A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto, peça sempre orientações a um médico especialista.

3 Comentários:

So artes disse...

As mulheres precisam mesmo estarem atentas, otima dica Michele e obrigada pela visita, viu?
beijinhos carinhosos e um otimo dia pra vc amiga!
So *Ü*

lenalima disse...

Legal sua postagem, é preciso lembrar sempre de fazer o auto exame. temos que nos cuidar sempre!!!
que bom que lembrou da sua avó, vendo as jabuticabas, também lembro da minha sempre, ela já se foi a muitos anos.
abraços com carinho!

Rosa Salvador disse...

OI Michele, recebi sua troquinha sim, so q na correria do feirão de natal, pedi a minha filha que tirasse a foto no cel dela e ñ sei como ficou, agora é que estou me organizando para as postagens no meu blog, e vou verificar isto mas gostei sim, pena que a caneca que vc me mandou, quebrou no caminho, era linda, muito obrigada, a proposito, essa postagem de auto exame muita gente ñ imagina como é importante, descobri um cancer com o auto-exame, alias estou preparando uma postagem no meu blog sobre isso, passa la para dar uma olhadinha, talvez atá amanhã ja esteja puplicado, parabéns pela iniciativa. Bjus